Ano | 2014 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Utilização do facebook como ferramenta educacional |
Autor: | Barros, Thiago Coelho Pimentel |
Orientador: | Silva, Eliete Lúcia |
Assuntos: | Química; Educação - Tecnologia - Fecebook |
Resumo: | Santos e Schnetzler (2000) afirmam que o conhecimento químico se enquadra nas
preocupações dos problemas sociais que afetam o cidadão, no qual se impõe um
posicionamento quanto as soluções. Dessa forma, o aprendizado da química pelos
alunos do Ensino Médio implica a compreensão das transformações químicas que
ocorrem no mundo físico de forma abrangente. Contudo a memorização excessiva,
programas extensos, falta de atividades experimentais, têm sido apontados, há
muito tempo, como uma das principais dificuldades enfrentadas pelo ensino de
química. A utilização de novas ferramentas com enfoque nas novas tecnologias
podem auxiliar para que estas dificuldades apresentadas possam ser resolvidas. As
novas tecnologias fornecem instrumentos imprescindíveis para essa empreitada. A
utilização de redes sociais auxilia para que a relação professor e aluno possa ser
melhorada. O Facebook é um espaço dinâmico que se tornou bastante popular entre
o público jovem em idade escolar e tem potencial para ser aproveitado como espaço
não-formal de ensino-aprendizagem. Com isso foi criado pelos bolsistas do
programa PIBID juntamente com a professora supervisora um grupo no Facebook
com o intuito de auxiliar os alunos e os professores na realização de um evento
cientifico. Posteriormente foi realizada uma pesquisa para quantizar os números e
avaliar se a proposta obteve sucesso. A pesquisa realizada mostrou que a grande
maioria dos alunos mostraram-se interessados em interagir no grupo criado e que
utilização da internet e do Facebook pode ser um começo, a grande maioria dos
alunos passam várias horas na frente do computador e conectados à internet,
porque não aproveitar um pouco deste tempo para melhorar a relação dos alunos
com a disciplina e utilizar o Facebook como uma ferramenta educacional. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TC II - Utilização do Facebook como Ferramenta Educacional para Estudantes do Ensino Médio.pdf |