Ano | 2014 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | A inclusão da pessoa especial na educação |
Autor: | Rocha, Tânia Ferreira Mendes |
Orientador: | Pereira Júnior, Carlos Antonio |
Assuntos: | Química; Educação especial; Educação inclusiva |
Resumo: | A Educação Inclusiva surgiu a partir da Declaração Mundial de Educação para
Todos, realizada em Jontien, na Tailândia em 1990, e posteriormente foi
realizada a Conferência Mundial de Educação Especial ocorrida em 1994, na
cidade de Salamanca, Espanha, foi o marco na questão da educação inclusiva,
pois a partir dela surgiu um documento internacional (Declaração de
Salamanca) sobre políticas educacionais, em que foram privilegiadas novas
perspectivas na área da educação especial, garantindo a proposta da
educação inclusiva e o desenvolvimento da inclusão escolar e social como
direito inegociável de todas as pessoas. Esse direito pode ser alcançado por
meio da implantação da política nacional de educação especial. Essa mudança
de concepção baseia-se nas ideias de que as mudanças estruturais,
organizacionais e metodológicas poderão responder às necessidades
educacionais dos alunos beneficiando a todos independente de apresentarem
qualquer tipo de deficiência. Ressalta-se que não basta a fundamentação legal
para dar suporte à perspectiva educacional inclusiva, para que haja inclusão
escolar, é preciso garantir que esta se efetive na prática, no cotidiano escolar.
Tanto o poder público como quanto a equipe escolar e a própria sociedade,
incluindo os familiares precisam assumir a responsabilidade em relação ao
processo de inclusão escolar, para que a escola possa não ser somente de
todos, mas sim um espaço que privilegia o processo de aprendizagem e
desenvolvimento. O estudo desenvolveu-se através da análise dos conceitos
como deficiência e escola inclusiva através do aparato teórico inspirado em
Montoan (2006), Carvalho (2001), Sobrinho (2000), Glat (2006) entre outros,
além da Declaração de Salamanca (2005) para discussão sobre legislação.
Pautou-se em uma pesquisa de cunho interpretativa descritiva, caracterizandose
quanto
à
metodologia
de
forma
qualitativa,
com
base
na
literatura
analisada. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TC -.pdf |