Ano | 2014 |
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Curso: | Sistemas de Informação |
Título: | Aplicação de ferramentas de mineração em dados acadêmicos, com o apoio computacional do software R |
Autor: | Freitas, Paulo Henrique de |
Orientador: | Wruck, Emerson |
Assuntos: | Mineração - Ambiente de Ensino a Distância |
Resumo: | Neste trabalho foi proposto a utilização da mineração de dados para a descoberta de
conhecimento em base de dados educacionais, trabalhando especificamente com a técnica de
análise de agrupamento, afim de conseguir descobrir padrões nas características
socioeconômicas dos acadêmicos que estão relativamente correlacionadas a evasão e
reprovação. Os dados obtidos através de questionário aplicado aos acadêmicos são compostos
de variáveis quantitativas e qualitativas. Para a construção da matriz de similaridade foi
utilizado o método de Gower (1971) que combina os dois tipos de variáveis simultaneamente.
A fundamentação teórica é fundamentada principalmente nos autores Mingoti (2005) e Tan,
Steinbach e Kumar (2009) que descrevem os diferentes tipos de agrupamento possíveis. Foram
identificados 4 grupos de alunos com características diferentes entre os grupos e parecidos
dentro dos grupos. Os coeficientes aglomerativo e cofenético, apresentaram os valores de 0.83
e 0.94 respectivamente, caracterizando um bom agrupamento. As características mais
relevantes no grupo que apresentou melhor desempenho foram: estudo em escola particular e
maior tempo de estudo fora da universidade, e para o pior desempenho: pouco tempo de estudo
fora da universidade e possuir um trabalho. Os resultados obtidos podem servir de subsídio para
a adoção de medidas de apoio direcionadas a grupos específicos de acadêmicos com fim de
diminuir a taxa de evasão e reprovação que atualmente na instituição de ensino é bastante alta. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | 01-TC-PAULO HENRIQUE DE FREITAS.pdf |