Ano2014
Título:Aplicação de ferramentas de mineração em dados acadêmicos, com o apoio computacional do software R
Autor:Freitas, Paulo Henrique de
Orientador:Wruck, Emerson
Assuntos:Mineração - Ambiente de Ensino a Distância
Neste trabalho foi proposto a utilização da mineração de dados para a descoberta de conhecimento em base de dados educacionais, trabalhando especificamente com a técnica de análise de agrupamento, afim de conseguir descobrir padrões nas características socioeconômicas dos acadêmicos que estão relativamente correlacionadas a evasão e reprovação. Os dados obtidos através de questionário aplicado aos acadêmicos são compostos de variáveis quantitativas e qualitativas. Para a construção da matriz de similaridade foi utilizado o método de Gower (1971) que combina os dois tipos de variáveis simultaneamente. A fundamentação teórica é fundamentada principalmente nos autores Mingoti (2005) e Tan, Steinbach e Kumar (2009) que descrevem os diferentes tipos de agrupamento possíveis. Foram identificados 4 grupos de alunos com características diferentes entre os grupos e parecidos dentro dos grupos. Os coeficientes aglomerativo e cofenético, apresentaram os valores de 0.83 e 0.94 respectivamente, caracterizando um bom agrupamento. As características mais relevantes no grupo que apresentou melhor desempenho foram: estudo em escola particular e maior tempo de estudo fora da universidade, e para o pior desempenho: pouco tempo de estudo fora da universidade e possuir um trabalho. Os resultados obtidos podem servir de subsídio para a adoção de medidas de apoio direcionadas a grupos específicos de acadêmicos com fim de diminuir a taxa de evasão e reprovação que atualmente na instituição de ensino é bastante alta.
Arquivo:01-TC-PAULO HENRIQUE DE FREITAS.pdf