Ano2014
Título:Perfil de utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle pelos professores da Universidade Estadual de Goiás
Autor:Vaz Junior, Ailton Rocha
Orientador:Brito, Joilson dos Reis
Assuntos:Ambientes virtuais de aprendizagem; Sistemas de informação; Educação a distância; Moodle
É notável o avanço da educação a distância no decurso dos últimos anos, no Brasil o avanço ficou evidente a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no qual a aprendizagem a distância passou a ser incentivada e programas de desenvolvimento de aprendizagem a distância começaram a ser estimulados em todos os níveis da educação no País. O objetivo do trabalho é desenvolver um estudo sobre os ambientes virtuais de aprendizagem, com enfoque no ambiente utilizado na UEG, o sistema de gestão de aprendizagem Moodle, afim de investigar o perfil de utilização dos professores da UEG. Espera-se que os dados e conclusões aqui apresentados, possam ser utilizadas como um referencial de suporte para a comunidade acadêmica da UEG, no que abrange a utilização do ambiente de virtual de aprendizagem Moodle. A construção do trabalho foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica e de campo que foi realizada por meio de levantamento teórico, questionário eletrônico e investigação do uso de todos os ambientes Moodle da UEG. Por meio da pesquisa de campo foi possível reconhecer a utilização do ambiente Moodle na UEG, quantificar o número de ambientes Moodle online, quantos professores utilizam a plataforma, quantas Unidades Universitárias da UEG fazem uso do Moodle e quais ferramentas (atividades e recursos) são utilizadas pelos professores em seus ambientes. Muitos fatores foram levantados na pesquisa de campo, foi possível notar a não utilização de grande parte das Unidades Universitárias da UEG, a falta de domínio dos professores sobre as ferramentas (atividades e recursos) do ambiente Moodle e a disponibilização de um grande número de ambientes virtuais Moodle que não estão sendo utilizados pelos professores e alunos.
Arquivo:01-TC-AILTON ROCHA VAZ JUNIOR.pdf.pdf