Título:Ocorrência de tubo caudal de glyptodonte (xenarthra, glyptodontoidea) no avervo da seção de geologia e paleontologia da Universidade Esdadual de Goiás, UnUCET, Anápolis
Autor:Costa, Joudan Calil de Amorim
Orientador:Paulo, Pedro Oliveira
Assuntos:Biologia; Cingulata - Glyptodonteide - Acervo - UnUCET, UEG; Pleistoceno - Acervo - UnUCET, UEG
Constituindo o mais importante grupo de mamíferos do Cenozóico da América do Sul, onde são amplamente representados no registro fóssil, os Xenarthra são atualmente representados por apenas 31 espécies distribuídas em 21 espécies de tatus, 6 espécies de preguiças arborícolas e 4 espécies de tamanduás. Esta pequena representação na fauna moderna dificilmente expressa a riqueza de formas fósseis que habitou este continente durante todo o Cenozóico. O nome do grupo decorre do fato de apresentarem articulações intervertebrais acessórias extras na região dorso-lombar, denominadas xenartroses, característica que implica o monofiletismo do grupo. As formas fósseis e viventes podem ser categorizadas em dois importantes grupos, denominados Pilosa e Cingulata. Dentre os Pilosa fósseis, merecem destaque as “Preguiças Terrícolas” do grupo dos Megatherioidea, animais geralmente de grande porte corporal, alcançando massas estimadas de até seis toneladas e atingindo alturas aproximadas de dois metros do dorso ao solo e quatro metros em postura ereta. Os cingulata podem ser tradicionalmente divididos em tatus, incluindo formas fósseis como os pampatérios, com carapaças móveis e os extintos glyptodontes, portadores de pesadas carapaças rígidas e imóveis. O Projeto de Catalogação do Acervo Geológico e Paleontológico e Implementação de Coleção Didática de Geologia e Paleontologia, realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET), permitiu, entre outras informações, o reconhecimento de um tubo caudal de glyptodonte, que apresenta as características típicas do grupo, classificado primeiramente como espécie Parapanochthus jaguaribensis (Xenarthra, Glyptodontoidea). Onde esse gênero é uma sinonimiza de Panochthus. A peça correspondente ao tubo caudal, exibindo osteodermos ornados com figuras que auxiliam na diagnose dos representantes deste grupo, apresenta-se apenas parcialmente preservada, compreendendo a porção proximal de pequenas dimensões, comprimindo-se dorsi-ventralmente em sua extremidade distal, sendo sua parte proximal de formato cilíndrico/subcilíndrico. A disposição e característica das figuras laterais e ventrais do respectivo tubo indicam pertencer ao gênero Panochthus, exemplar bastante raro, típico da Região Intertropical Brasileira, especialmente do Pleistoceno Final da Região Nordeste do Brasil. Embora análises mais pormenorizadas, acompanhadas de comparações com exemplares de outras coleções e consultas à literatura sejam ainda necessárias para a completa identificação do exemplar, até presente momento os dados apontam para a ocorrência de Panochthus jaguaribensis no acervo de Paleontologia da UEG, UnUCET, Anápolis. Esta contribuição visa primordialmente reportar e confirmar a presença desta rara espécie no acervo de Paleontologia da UnUCET, Anápolis, permitindo aos pesquisadores deste importante grupo de mamíferos do Pleistoceno brasileiro uma fonte de informações que os auxilie na compreensão da história evolutiva deste táxon e na solução de questões de ordem filogenética dentro de Glyptodontoidea e suas relações com outros taxa.
Arquivo:Jourdan Calil TCC Corrigido.pdf