Ano2014
Curso:Ciências Biológicas
Título:Por que e para que cursar ciências biológicas? um olhar sobre as motivações e expectativas dos dicentes goianos
Autor:Camargo, Rebeca de Miranda
Orientador:Echalar, Adda Daniela Lima Fiqueredo
Assuntos:Biologia; Curso de ciências biologicas - Goiás
A escolha profissional envolve diversos fatores preponderantes que a motiva, tais como reconhecer quem somos, quem fomos, que influências tivemos ao decorrer da nossa vida, quem é a família da qual pertencemos, quais são seus valores, o que queremos ser e o que não queremos ser. Portanto, incertezas e dúvidas marcam este momento decisivo, fazendo com que os adolescentes se sintam confusos e apresentem dificuldades em estabelecer opções. Neste sentido, este estudo teve como problema norteador buscar compreender: quais as motivações e expectativas dos acadêmicos que cursam Ciências Biológicas, seja ele presencial ou à distância, nas modalidades licenciatura e bacharelado? Assim, objetivou-se estudar os acadêmicos de cursos de Ciências Biológicas buscando compreender suas motivações e expectativas ao escolherem esse curso. A pesquisa pautou-se no método qualitativo de pesquisa, utilizando como procedimento de coleta de dados um questionário e entrevistas aos discentes dos períodos iniciais e finais de cursos de Ciências Biológicas de Instituições de Ensino Superior (IES) situadas em Goiânia e Anápolis, no período de 2013 a 2014. Foram pesquisados ao todo 180 graduandos, com idade variando entre 16 e 41 anos de idade. Identificou-se que o interesse pela área de atuação do Biólogo é o fator motivador para a escolha do curso, seja na modalidade de licenciatura ou bacharelado, em cursos presenciais ou à distância. A maioria dos alunos pesquisados diz ter interesse em atuar na área de “Meio Ambiente e Biodiversidade”. Quanto às influências sofridas pela maioria dos acadêmicos pesquisados ao escolherem este curso, destacaram-se os professores da educação básica. Em relação às expectativas que os alunos têm durante o período acadêmico, houve comum interesse de ambas as modalidades, licenciatura e bacharelado, em aprender e adquirir conhecimento. E as expectativas elencadas pelos estudantes após a conclusão deste curso superior estão relacionadas às áreas de atuação almejadas como futura profissão. A pesquisa aplicada iniciou um processo de compreensão centrado no aluno, no que tange suas motivações e expectativas, fornecendo subsídios para a elaboração de novas pesquisas em relação às necessidades destes estudantes e as dificuldades enfrentadas por estes durante a graduação em Ciências Biológicas.
Arquivo:TCC Rebeca V.FINAL.pdf