Ano | 2014 |
---|---|
Curso: | Ciências Biológicas |
Título: | Por que e para que cursar ciências biológicas? um olhar sobre as motivações e expectativas dos dicentes goianos |
Autor: | Camargo, Rebeca de Miranda |
Orientador: | Echalar, Adda Daniela Lima Fiqueredo |
Assuntos: | Biologia; Curso de ciências biologicas - Goiás |
Resumo: | A escolha profissional envolve diversos fatores preponderantes que a motiva, tais como
reconhecer quem somos, quem fomos, que influências tivemos ao decorrer da nossa vida,
quem é a família da qual pertencemos, quais são seus valores, o que queremos ser e o que não
queremos ser. Portanto, incertezas e dúvidas marcam este momento decisivo, fazendo com
que os adolescentes se sintam confusos e apresentem dificuldades em estabelecer opções.
Neste sentido, este estudo teve como problema norteador buscar compreender: quais as
motivações e expectativas dos acadêmicos que cursam Ciências Biológicas, seja ele
presencial ou à distância, nas modalidades licenciatura e bacharelado? Assim, objetivou-se
estudar os acadêmicos de cursos de Ciências Biológicas buscando compreender suas
motivações e expectativas ao escolherem esse curso. A pesquisa pautou-se no método
qualitativo de pesquisa, utilizando como procedimento de coleta de dados um questionário e
entrevistas aos discentes dos períodos iniciais e finais de cursos de Ciências Biológicas de
Instituições de Ensino Superior (IES) situadas em Goiânia e Anápolis, no período de 2013 a
2014. Foram pesquisados ao todo 180 graduandos, com idade variando entre 16 e 41 anos de
idade. Identificou-se que o interesse pela área de atuação do Biólogo é o fator motivador para
a escolha do curso, seja na modalidade de licenciatura ou bacharelado, em cursos presenciais
ou à distância. A maioria dos alunos pesquisados diz ter interesse em atuar na área de “Meio
Ambiente e Biodiversidade”. Quanto às influências sofridas pela maioria dos acadêmicos
pesquisados ao escolherem este curso, destacaram-se os professores da educação básica. Em
relação às expectativas que os alunos têm durante o período acadêmico, houve comum
interesse de ambas as modalidades, licenciatura e bacharelado, em aprender e adquirir
conhecimento. E as expectativas elencadas pelos estudantes após a conclusão deste curso
superior estão relacionadas às áreas de atuação almejadas como futura profissão. A pesquisa
aplicada iniciou um processo de compreensão centrado no aluno, no que tange suas
motivações e expectativas, fornecendo subsídios para a elaboração de novas pesquisas em
relação às necessidades destes estudantes e as dificuldades enfrentadas por estes durante a
graduação em Ciências Biológicas. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC Rebeca V.FINAL.pdf |