Ano2015
Título:Ensino de química: diversificando metodologias
Autor:Paiva, Paulo Henrique de
Orientador:Silva, Eliete Lúcia
Assuntos:Química; Ensino de química - Didática - Ensino médio
Um dos grandes desafios atuais do Ensino de Química, na Educação Básica, é construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos alunos. A ausência deste vínculo gera apatia e distanciamento entre os alunos e atinge também os próprios professores. Ao se restringirem a uma abordagem estritamente formal, eles acabam não contemplando as várias possibilidades que existem para tornar a ciência mais “palpável” e associá-la com os avanços científicos e tecnológicos atuais, que afetam diretamente a nossa sociedade. Nesse sentido, foi elaborada e ministrada uma proposta com atividades diversificadas de química (mesclando as aulas cotidianas com experimentos, vídeos, jogos e atividades lúdicas), para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Anápolis – Goiás. Através desse trabalho, notou-se um aumento no interesse e participação da maioria dos alunos. E pode-se perceber que independentemente da situação financeira e social da escola, é possível fazer uso de experimentos, atividades lúdicas e tecnologias.
Arquivo:TCC-2-PAULO-PAIVA-OK-2-Pronto-ok-1.pdf