Ano | 2015 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Ensino de química: diversificando metodologias |
Autor: | Paiva, Paulo Henrique de |
Orientador: | Silva, Eliete Lúcia |
Assuntos: | Química; Ensino de química - Didática - Ensino médio |
Resumo: | Um dos grandes desafios atuais do Ensino de Química, na Educação Básica, é
construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos
alunos. A ausência deste vínculo gera apatia e distanciamento entre os alunos
e atinge também os próprios professores. Ao se restringirem a uma abordagem
estritamente formal, eles acabam não contemplando as várias possibilidades
que existem para tornar a ciência mais “palpável” e associá-la com os avanços
científicos e tecnológicos atuais, que afetam diretamente a nossa sociedade.
Nesse sentido, foi elaborada e ministrada uma proposta com atividades
diversificadas de química (mesclando as aulas cotidianas com experimentos,
vídeos, jogos e atividades lúdicas), para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio
de uma escola pública da cidade de Anápolis – Goiás. Através desse trabalho,
notou-se um aumento no interesse e participação da maioria dos alunos. E
pode-se perceber que independentemente da situação financeira e social da
escola, é possível fazer uso de experimentos, atividades lúdicas e tecnologias. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | TCC-2-PAULO-PAIVA-OK-2-Pronto-ok-1.pdf |