Ano2015
Curso:Química Licenciatura
Título:Análise da motivação dos alunos de engenharia agrícola nas diciplinas de química no Câmpus-CET
Autor:Sousa, Thiago Weslei de Almeida
Orientador:Pereira Júnior, Carlos Antônio
Assuntos:Ensino de química - Educação superior
Resumo:
Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos em aprender, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior. No caso particular dos estudantes de engenharia agrícola da UEG observa-se baixo desempenho nas disciplinas de química e levando-se em consideração que a motivação está ligada de forma direta com a evasão e altos índices de reprovação (e também o contrário disso) torna-se de extrema relevância seu entendimento. Este trabalho tem como fim analisar quais são os fatores que influenciam significativamente a motivação dos alunos de engenharia agrícola da Universidade Estadual de Goiás para propor uma interferência pedagógica. A pesquisa foi realizada de acordo com o método qualitativo, mais especificamente, um estudo de caso. Utilizando o modelo descrito no documento Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) pelo psicólogo Pintrich, fezse um estudo do perfil dos alunos de engenharia agrícola para que seja compreendido quais fatores afetam o desempenho destes acadêmicos nas disciplinas de química. Como tentativa de melhorar a motivação dos acadêmicos foi utilizado o debate como intervenção pedagógica, por se tratar de uma ferramenta que prioriza a formação de cidadãos de forma inovadora. Foi percebido que, no que tange o aspecto sociocultural, as atitudes, crenças e comportamentos que os alunos trazem das experiências anteriores influenciam sua motivação no decorrer da disciplina, junto com o fato de apenas 21% dos pais dos alunos terem cursado nível superior. Foi percebido também que a utilização de uma metodologia diferente da tradicional estimulou os alunos a participarem de forma mais efetiva da atividade proposta, e a escolha do debate como intervenção pedagógica obteve êxito neste aspecto, pois possibilitou a produção do conhecimento pelos próprios alunos. Quanto aos fatores internos ao aluno observou-se que a maioria se dedicaram ao debate por possuírem maior autonomia na exposição do conteúdo, isso foi percebido através do maior nível de dedicação e persistência dos alunos nas atividades propostas. Também é relevante citar que apenas 36% escolheram o curso por aptidão e 51% por projeção financeira, ou seja, estes últimos não estão motivados em aprender conteúdos, apenas em conseguir um diploma de nível superior. Referente ao comportamento motivado em si, foi perceptível que os universitários transformaram sua motivação interna em comportamentos reais observáveis, buscando a autorregulação para realização das atividades pré-requisito para a realização do debate. Por tudo isso, verificou-se que existe pouca motivação dos alunos do curso de engenharia agrícola nas disciplinas de química, que podem ser devido a metodologia tradicional ao lecionar, ementas poucos relacionadas à realidade do curso e também pela maior parte destes acadêmicos terem como foco apenas a obtenção do título de engenheiro para promoção social. Com isso o debate mostrou-se uma alternativa bastante eficiente para conseguir melhorar a motivação nas disciplinas de química do curso de engenharia agrícola.
Publicação:Autorizado
Arquivo:MOTIVAÇÃO FINAL VERSION.pdf


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