Ano | 2015 |
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Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Análise da motivação dos alunos de engenharia agrícola nas diciplinas de química no Câmpus-CET |
Autor: | Sousa, Thiago Weslei de Almeida |
Orientador: | Pereira Júnior, Carlos Antônio |
Assuntos: | Ensino de química - Educação superior |
Resumo: | Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos em
aprender, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior. No caso
particular dos estudantes de engenharia agrícola da UEG observa-se baixo desempenho
nas disciplinas de química e levando-se em consideração que a motivação está ligada de
forma direta com a evasão e altos índices de reprovação (e também o contrário disso)
torna-se de extrema relevância seu entendimento. Este trabalho tem como fim analisar
quais são os fatores que influenciam significativamente a motivação dos alunos de
engenharia agrícola da Universidade Estadual de Goiás para propor uma interferência
pedagógica. A pesquisa foi realizada de acordo com o método qualitativo, mais
especificamente, um estudo de caso. Utilizando o modelo descrito no documento
Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) pelo psicólogo Pintrich, fezse
um estudo do perfil dos alunos de engenharia agrícola para que seja compreendido
quais fatores afetam o desempenho destes acadêmicos nas disciplinas de química. Como
tentativa de melhorar a motivação dos acadêmicos foi utilizado o debate como
intervenção pedagógica, por se tratar de uma ferramenta que prioriza a formação de
cidadãos de forma inovadora. Foi percebido que, no que tange o aspecto sociocultural, as
atitudes, crenças e comportamentos que os alunos trazem das experiências anteriores
influenciam sua motivação no decorrer da disciplina, junto com o fato de apenas 21% dos
pais dos alunos terem cursado nível superior. Foi percebido também que a utilização de
uma metodologia diferente da tradicional estimulou os alunos a participarem de forma
mais efetiva da atividade proposta, e a escolha do debate como intervenção pedagógica
obteve êxito neste aspecto, pois possibilitou a produção do conhecimento pelos próprios
alunos. Quanto aos fatores internos ao aluno observou-se que a maioria se dedicaram ao
debate por possuírem maior autonomia na exposição do conteúdo, isso foi percebido
através do maior nível de dedicação e persistência dos alunos nas atividades propostas.
Também é relevante citar que apenas 36% escolheram o curso por aptidão e 51% por
projeção financeira, ou seja, estes últimos não estão motivados em aprender conteúdos,
apenas em conseguir um diploma de nível superior. Referente ao comportamento
motivado em si, foi perceptível que os universitários transformaram sua motivação
interna em comportamentos reais observáveis, buscando a autorregulação para realização
das atividades pré-requisito para a realização do debate. Por tudo isso, verificou-se que
existe pouca motivação dos alunos do curso de engenharia agrícola nas disciplinas de
química, que podem ser devido a metodologia tradicional ao lecionar, ementas poucos
relacionadas à realidade do curso e também pela maior parte destes acadêmicos terem
como foco apenas a obtenção do título de engenheiro para promoção social. Com isso o
debate mostrou-se uma alternativa bastante eficiente para conseguir melhorar a motivação
nas disciplinas de química do curso de engenharia agrícola. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | MOTIVAÇÃO FINAL VERSION.pdf |