Ano | 2015 |
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Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Uso de saneantes por estudantes da educação de jovens e adultos:; uma experiência de avaliação formativa à alfabetização cientifica |
Autor: | Medeiros, Adriana Caldas |
Orientador: | Fernandes |
Assuntos: | Ensino de química - Ensino médio |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo contextualizar o ensino de química, da
Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da temática “Saneantes” e
avaliar o ensino e aprendizagem quanto à alfebetização científica. A EJA é uma
modalidade de ensino voltada para estudantes que não se escolarizaram em
época apropriada, por isso, o sucesso do ensino e aprendizagem se deve
bastante como as aulas têm sido ministradas. É necessário mais que
transmissão de conhecimentos, e sim um ensino que motive, desperte a
curiosidade dos alunos e valorize suas experiências cotidianas. O ensino de
química nesta modalidade, na maioria das vezes, tem sido realizado de
maneira fragmentada e desvinculada da realidade dos estudantes dificultando
a aprendizagem, pois a maioria não sabe o porquê e importância do que estão
estudando. Diante disto, foi realizado um conjunto de atividades vizando a
contextualização do ensino e aprendizagem das reações químicas e
estequiometria, por meio da contextualização e temática “Saneantes”. O
trabalho foi realizado na escola parceira do Estágio Supervisionado do
CCET/UEG; Colégio Estadual Lions Melchior de Araújo, Município de Anápolis,
Goiás. Foi traçado um perfil dos estudantes e depois averiguamos como eles
utilizavam e armazenavam produtos saneantes. A seguir, foram ministados
seminários e outras intervenções buscando a alfabetização científica dos
discentes. Por último o ensino e aprendizagem foram avaliados por meio da
avaliação formativa. Verificamos que a contextualização permite a inserção de
temas cotidianos e que a temática “Saneantes”, colabora para o ensino e
aprendizagem do conteúdo de reações químicas e estequiometria.
Percebemos que a alfabetização científica é possível quando o estudante é
capaz de relacionar conhecimentos prévios a conhecimentos científicos e que a
mesma colabora para o crescimento dos estudantes, além de colocá-los numa
posição de agentes ativos transformadores da realidade em que vivem. A partir
de então novas práticas de cuidados e armazenamento de “Saneantes” pôde
ser observada. |
Publicação: | Não Autorizado |
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