Título:Uso de saneantes por estudantes da educação de jovens e adultos:; uma experiência de avaliação formativa à alfabetização cientifica
Autor:Medeiros, Adriana Caldas
Orientador:Fernandes
Assuntos:Ensino de química - Ensino médio
A presente pesquisa teve como objetivo contextualizar o ensino de química, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da temática “Saneantes” e avaliar o ensino e aprendizagem quanto à alfebetização científica. A EJA é uma modalidade de ensino voltada para estudantes que não se escolarizaram em época apropriada, por isso, o sucesso do ensino e aprendizagem se deve bastante como as aulas têm sido ministradas. É necessário mais que transmissão de conhecimentos, e sim um ensino que motive, desperte a curiosidade dos alunos e valorize suas experiências cotidianas. O ensino de química nesta modalidade, na maioria das vezes, tem sido realizado de maneira fragmentada e desvinculada da realidade dos estudantes dificultando a aprendizagem, pois a maioria não sabe o porquê e importância do que estão estudando. Diante disto, foi realizado um conjunto de atividades vizando a contextualização do ensino e aprendizagem das reações químicas e estequiometria, por meio da contextualização e temática “Saneantes”. O trabalho foi realizado na escola parceira do Estágio Supervisionado do CCET/UEG; Colégio Estadual Lions Melchior de Araújo, Município de Anápolis, Goiás. Foi traçado um perfil dos estudantes e depois averiguamos como eles utilizavam e armazenavam produtos saneantes. A seguir, foram ministados seminários e outras intervenções buscando a alfabetização científica dos discentes. Por último o ensino e aprendizagem foram avaliados por meio da avaliação formativa. Verificamos que a contextualização permite a inserção de temas cotidianos e que a temática “Saneantes”, colabora para o ensino e aprendizagem do conteúdo de reações químicas e estequiometria. Percebemos que a alfabetização científica é possível quando o estudante é capaz de relacionar conhecimentos prévios a conhecimentos científicos e que a mesma colabora para o crescimento dos estudantes, além de colocá-los numa posição de agentes ativos transformadores da realidade em que vivem. A partir de então novas práticas de cuidados e armazenamento de “Saneantes” pôde ser observada.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.