Título:Refrigerantes: uma proposta temática para o ensino-aprendizagem de química na educação de jovens e adultos (EJA)
Autor:Souza Júnior, José Antônio de
Orientador:Fernandes, Adriana dos Santos
Assuntos:Ensino de química - Ensino médio
O presente trabalho consistiu em uma pesquisa realizada na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, que permitiu a realização de uma oficina, com o tema gerador “Refrigerantes”. A partir desta, foi mediado o ensinoaprendizagem de química, onde buscamos a articulação do conhecimento cotidiano com o conhecimento científico. Nesta oficina buscou-se abordar desde o processo de fabricação, até os perigos relacionados ao consumo indiscriminado de refrigerantes, fazendo articulação de conceitos químicos com situações-problema que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Esta articulação foi possível porque a oficina temática é um tipo de metodologia que permite tratar conhecimentos de forma inter-relacionada e contextualizada. Além disso, permitiu também envolver os alunos em um processo ativo de construção de seu próprio conhecimento e de reflexão, que contribuiu para a tomada de decisões. A oficina temática também possibilitou a utilização de atividade experimental sobre um dado tema de interesse social, no caso, “Refrigerantes”, uma bebida bastante apreciada entre os jovens e adultos. Com relação ao ensino e aprendizagem, os resultados mostraram que, os alunos participantes da oficina, envolveram tanto na realização da atividade, quanto na discussão que o tema proporcionou, construindo alguns conceitos e percebendo a relação que a química tem com seu dia-a-dia. Em todo tempo os alunos foram levados a questionar, criticar, relacionar os conceitos trabalhados com situações do seu cotidiano; além de buscar respostas para as situaçõesproblema. Desta forma, o aluno passou a participar do processo de ensinoaprendizagem, tornando um agente construtor de seu conhecimento. Ao final do processo, verificamos que a temática ‘‘Refrigerantes’’ se apresentou como uma alternativa eficaz na contextualização do ensino de química, onde foi possível articular conhecimento do senso comum com conhecimento científico.
Arquivo:´José Antônio - TCC 2.pdf