Ano | 2015 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Refrigerantes: uma proposta temática para o ensino-aprendizagem de química na educação de jovens e adultos (EJA) |
Autor: | Souza Júnior, José Antônio de |
Orientador: | Fernandes, Adriana dos Santos |
Assuntos: | Ensino de química - Ensino médio |
Resumo: | O presente trabalho consistiu em uma pesquisa realizada na modalidade da
Educação de Jovens e Adultos, que permitiu a realização de uma oficina, com
o tema gerador “Refrigerantes”. A partir desta, foi mediado o ensinoaprendizagem
de química, onde buscamos a articulação do conhecimento
cotidiano com o conhecimento científico. Nesta oficina buscou-se abordar
desde o processo de fabricação, até os perigos relacionados ao consumo
indiscriminado de refrigerantes, fazendo articulação de conceitos químicos com
situações-problema que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Esta
articulação foi possível porque a oficina temática é um tipo de metodologia que
permite tratar conhecimentos de forma inter-relacionada e contextualizada.
Além disso, permitiu também envolver os alunos em um processo ativo de
construção de seu próprio conhecimento e de reflexão, que contribuiu para a
tomada de decisões. A oficina temática também possibilitou a utilização de
atividade experimental sobre um dado tema de interesse social, no caso,
“Refrigerantes”, uma bebida bastante apreciada entre os jovens e adultos. Com
relação ao ensino e aprendizagem, os resultados mostraram que, os alunos
participantes da oficina, envolveram tanto na realização da atividade, quanto na
discussão que o tema proporcionou, construindo alguns conceitos e
percebendo a relação que a química tem com seu dia-a-dia. Em todo tempo os
alunos foram levados a questionar, criticar, relacionar os conceitos trabalhados
com situações do seu cotidiano; além de buscar respostas para as situaçõesproblema.
Desta forma, o aluno passou a participar do processo de ensinoaprendizagem,
tornando um agente construtor de seu conhecimento. Ao final
do processo, verificamos que a temática ‘‘Refrigerantes’’ se apresentou como
uma alternativa eficaz na contextualização do ensino de química, onde foi
possível articular conhecimento do senso comum com conhecimento científico. |
Publicação: | Autorizado |
Arquivo: | ´José Antônio - TCC 2.pdf |