Título:Manual didático para uma alimentação saudável: um material com enfoque CTSA para o ensino de química orgânica
Autor:Maia, Suéllen Borges
Orientador:Fernandes, Adriana dos Santos
Assuntos:Ensino de química - Ensino médio
A química é uma disciplina muito rejeitada por estudantes da educação básica, isto porque eles consideram o estudo dos conteúdos, referentes a essa matéria difícil, e não compreendem a importância que a química tem para suas vidas. Desta forma, é necessário repensar a maneira como os conteúdos têm sido abordados atualmente. É responsabilidade do professor de química refletir sua prática e adequar o seu trabalho às novas orientações para o ensino médio;que recomenda que o professor venha articular ensino e aprendizagem de modo que o aluno se torne agente crítico e transformador de sua realidade. Por isso, é imprescindível a valorização da formação inicial e continuada dos professores de química. Este trabalho teve por objetivo ensinar química orgânica, especificamente o conteúdo de funções orgânicas, no Ensino Médio regular, durante atividades do Estágio Supervisionado, abrangendo de forma contextualizada o tema: “Alimentação Saudável”. Para isso, foi produzido um manual informativo juntamente com os alunos para mediar o ensino e aprendizagem. A contextualização do ensino de química orgânica por meio do enfoque CTSA, colaborou para o desenvolvimento do aluno e apendizagem de química de forma mais atrativa e abrangente, permitindo a inserção de assuntos relacionados à tecnologia, sociedade e meio mabiente. A construção do manual informativo “Alimentação Saudável” promoveu a disseminação da informação a outros alunos da escola e comunidade local, mostrando que recursos diferenciados podem ser usados no ensino e aprendizagem.
Arquivo:TC 2 INTRODUÇÃO _CORPO_ (1).pdf