Ano2015
Título:Avaliação do uso da abordagem CTSA no conteúdo de polímeros na disciplina de química em escolas de ensino médio na cidade de Anápolis/GO
Autor:Silva, Kariana Trindade
Orientador:Araújo, Cleide Sandra Tavares; Fernandes, Adriana dos Santos
Assuntos:Ensino de química - Ensino médio
Ao iniciarmos um diálogo sobre questões ambientais, não podemos deixar de falar sobre o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), e também a importância de discutir os avanços tecnológicos, suas causas, consequências, os interesses econômicos e políticos, de forma contextualizada. Com esse intuito, o presente trabalho buscou observar quais as metodologias foram utilizadas por professores de Escolas Estaduais do município de Anápolis/GO, de quatro regiões da cidade, para ministrar o conteúdo de Polímeros nas séries finais da Educação Básica. E também se os mesmos fazem o uso de abordagem CTSA, para ministrar as aulas de polímeros como fim de conscientizar os alunos das questões ambientais. E posteriormente a conscientização sobre a produção, benefícios e impactos da utilização dos plásticos pelo homem. Para coletar os dados, aplicou-se um questionário aberto semiestruturado com 21 questões, que buscou observar como os professores ministram suas aulas. Mediante a análise dos questionários, observamos que todos os professores trabalham o conteúdo de polímeros, com formas diferenciadas de contextualizar, mas nem todos trabalharam o tema em questão, abordando o enfoque CTSA, alegando não ter conhecimento, pois o mesmo foi criado após a sua graduação, isso indica que os professores não investem em formação continuada, ou seja, estar atualizados ou manter uma educação estável que permite passa para os alunos conhecimentos científicos atualizados.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.