Ano | 2015 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Avaliação do uso da abordagem CTSA no conteúdo de polímeros na disciplina de química em escolas de ensino médio na cidade de Anápolis/GO |
Autor: | Silva, Kariana Trindade |
Orientador: | Araújo, Cleide Sandra Tavares; Fernandes, Adriana dos Santos |
Assuntos: | Ensino de química - Ensino médio |
Resumo: | Ao iniciarmos um diálogo sobre questões ambientais, não podemos deixar de falar sobre
o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), e também a
importância de discutir os avanços tecnológicos, suas causas, consequências, os interesses
econômicos e políticos, de forma contextualizada. Com esse intuito, o presente trabalho
buscou observar quais as metodologias foram utilizadas por professores de Escolas
Estaduais do município de Anápolis/GO, de quatro regiões da cidade, para ministrar o
conteúdo de Polímeros nas séries finais da Educação Básica. E também se os mesmos
fazem o uso de abordagem CTSA, para ministrar as aulas de polímeros como fim de
conscientizar os alunos das questões ambientais. E posteriormente a conscientização
sobre a produção, benefícios e impactos da utilização dos plásticos pelo homem. Para
coletar os dados, aplicou-se um questionário aberto semiestruturado com 21 questões, que
buscou observar como os professores ministram suas aulas. Mediante a análise dos
questionários, observamos que todos os professores trabalham o conteúdo de polímeros,
com formas diferenciadas de contextualizar, mas nem todos trabalharam o tema em
questão, abordando o enfoque CTSA, alegando não ter conhecimento, pois o mesmo foi
criado após a sua graduação, isso indica que os professores não investem em formação
continuada, ou seja, estar atualizados ou manter uma educação estável que permite passa
para os alunos conhecimentos científicos atualizados. |
Publicação: | Não Autorizado |
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet. |