Ano | 2015 |
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Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Escola de mohs: o grau de dureza dos minerais dos estojos didáticos do acervo da segepseção de geologia e paleontologia da UEG/CCET |
Autor: | Vaz, Josimelry Genini |
Orientador: | Carneiro, Vandervilson Alves |
Assuntos: | Ensino de química - Ensino médio; Minerais - Kit escolar de minerais |
Resumo: | Este trabalho propõe o uso de estojos didáticos de minerais classificados quanto à sua dureza
conforme a Escala de Mohs para uso em ambiente escolar. Os referidos estojos alicerçam e
fomentam pedagogicamente o trabalho dos professores de Ciências do Ensino Básico
conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram realizados os seguintes
procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre Mineralogia e suas propriedades,
seleção dos minerais junto ao acervo da SEGEP/UEG, catalogação e descrição dos minerais,
confecção dos estojos-didáticos e elaboração de ficha os 10 minerais: talco, gipsita, calcita,
fluorita, apatita, ortoclásio, quartzo, topázio, coríndon e diamante. A análise dos minerais
selecionados para compor os estojos didáticos foram adaptados dos manuais de Mineralogia
(DANA et al., 1959; LEINZ et al., 1991; LEPREVOST, 1975, VAINE, 2005; KLEIN et al.,
2012), onde os estudos mineralógicos de Friedrich Mohs delineia o nome do mineral, a sua
classificação quanto à Escala de Mohs e especifica o objeto que é possível riscá-lo. Os
resultados pontuam que os estojos didáticos são mini coleções de cunho geológicomineralógico
que motivam o alunado nas diferentes fases do ensino-aprendizagem para
fortalecer, fomentar e garimpar novas informações sobre o sistema Litosfera; fortalecer o elo
teoria e prática e a relação professor-aluno sobre o ensino de Minerais como transmissão de
conhecimentos para uma educação em Ciências como prática contextualizada na escola. |
Publicação: | Não Autorizado |
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