Título:Escola de mohs: o grau de dureza dos minerais dos estojos didáticos do acervo da segepseção de geologia e paleontologia da UEG/CCET
Autor:Vaz, Josimelry Genini
Orientador:Carneiro, Vandervilson Alves
Assuntos:Ensino de química - Ensino médio; Minerais - Kit escolar de minerais
Este trabalho propõe o uso de estojos didáticos de minerais classificados quanto à sua dureza conforme a Escala de Mohs para uso em ambiente escolar. Os referidos estojos alicerçam e fomentam pedagogicamente o trabalho dos professores de Ciências do Ensino Básico conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre Mineralogia e suas propriedades, seleção dos minerais junto ao acervo da SEGEP/UEG, catalogação e descrição dos minerais, confecção dos estojos-didáticos e elaboração de ficha os 10 minerais: talco, gipsita, calcita, fluorita, apatita, ortoclásio, quartzo, topázio, coríndon e diamante. A análise dos minerais selecionados para compor os estojos didáticos foram adaptados dos manuais de Mineralogia (DANA et al., 1959; LEINZ et al., 1991; LEPREVOST, 1975, VAINE, 2005; KLEIN et al., 2012), onde os estudos mineralógicos de Friedrich Mohs delineia o nome do mineral, a sua classificação quanto à Escala de Mohs e especifica o objeto que é possível riscá-lo. Os resultados pontuam que os estojos didáticos são mini coleções de cunho geológicomineralógico que motivam o alunado nas diferentes fases do ensino-aprendizagem para fortalecer, fomentar e garimpar novas informações sobre o sistema Litosfera; fortalecer o elo teoria e prática e a relação professor-aluno sobre o ensino de Minerais como transmissão de conhecimentos para uma educação em Ciências como prática contextualizada na escola.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.