Título:Caracterização e avaliação da potencialidade do fruto do baru (dipteryx alata) na remoção de íons Cr(III0 em águas
Autor:Sales, Cleciane Souza
Orientador:Araújo, Cleide Sandra Tavares
Assuntos:Baru - Ions metálicos - Adsorção
SOUZA, Cleciane Sales. “CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DO FRUTO DO BARU (Dipteryx alata) NA REMOÇÃO DE ÍONS Cr(III) EM ÁGUAS”. 51 FOLHAS. Monografia. (Curso de Licenciatura em Química) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas – Henrique Santilho (UnUCCET), Universidade Estadual de Goiás. Com o desenvolvimento industrial e com o avanço da tecnologia, o homem cada vez mais tem utilizado dos recursos naturais para suprir as suas necessidades. Isto tem causado grandes impactos ambientais, como a mortandade da fauna, flora e até mesmo a falta de recursos hídricos. As atividades antrópicas tem contribuído significativamente para o aumento da concentração de íons metálicos no meio ambiente, principalmente nos ambientes aquáticos, na qual são divididos em diversos compartimentos do meio como solo, sedimentos, plantas e animais, e possui caráter não degradável. A água é um bem indispensável a todas as formas de vida na terra, recurso não-renovável e pouco disponível. Tais ações tem levado a contaminação das águas, principalmente o lançamento de efluentes e agrotóxicos contendo metais pesados. Entre eles os íons Cr(III), possui uma toxicidade menor comparada ao Cr(IV) que é de 10 a 100 vezes mais tóxico. Porém, em concentrações elevadas é prejudicial aos seres vivos. Nesse sentido, metodologias envolvendo adsorção de íons metálicos, utilizando materiais adsorventes têm sido avaliados apresentando resultados promissores, devido a flexibilização na operação e baixo custo. Neste contexto, o presente trabalho avaliou as potencialidades do Baru (Dipteryx alata), como material alternativo na remoção de íons Cr(III) em sistemas aquosos. A otimização do sistema foi realizado utilizando o método univariado para o estudo das variáveis: pH (2, 3, 5, 7, 8, 9); tempo de agitação (0, 10, 15, 20, 30, 45, 60 min) e massa do adsorvente (10, 25, 50, 100, 150, 200 mg) afim de determinar as condições ótimas de remoção do analito. Em todos os experimentos foram utilizadas soluções padrões de Cr(III) na concentração de 10 mg L -1 . Após agitação foi realizada a filtração e o sobrenadante foi analisado por Espectroscopia de Absorção Atômica com Chama (FAAS). A Capacidade Máxima de Adsorção (CMA) foi obtida através da construção da isoterma de adsorção, determinando-se graficamente a quantidade máxima (mg) do adsorvato que pode ser adsorvido em uma dada massa de adsorvente (g). A isoterma foi linearizada utilizando os modelos matemáticos de Langmuir e Freundlich, sendo que o modelo com melhor ajuste foi o de Langmuir apresentando coeficiente de correlação linear de 0,883 e o valor da CMA de íons Cr(III) pelo adsorvente foi de 10,3 mg g -1 , sugerindo a monocamada, enquanto que o modelo de Freundlich apresentou um coeficiente de correlação de 0,882. Os resultados obtidos sinalizaram que o material apresenta potencialidade na remoção de íons Cr(III) em águas.
Arquivo:CLECIANE TCC II - CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DO FRUTO DO BARU (DIPTERYX ALATA).pdf