Título:Chás: uma proposta para contextualização do ensino de química orgânica na educação de jovens e adultos
Autor:Dourado, Alinne Alves
Orientador:Fernandes, Adriana dos Santos
Assuntos:Ensino de química - Ensino médio
A presente pesquisa teve como objetivo contextualizar o ensino de química orgânica, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, por meio da temática “Chás”. A EJA é uma modalidade de ensino que precisa de atenção com relação ao tipo de metodologia adotada nas aulas, principalmente quando se diz respeito ao ensino de química. A desmotivação e a falta de estímulo dos estudantes, aliada a não compreensão da química com o seu cotidiano, tem sido fatores que tem provocado um distanciamento entre ensino e a aprendizagem na EJA. Desta forma, inserir temas que proporcionem contextualização, que desperte a curiosidade e a investigação nas aulas de química, pode ser uma alternativa para superar essa realidade. A partir disso, buscaram-se dar sentido às aulas de química orgânica através da temática “chás”, reforçando o planejamento das aulas baseadas na contextualização. Com a realização deste trabalho, percebeu-se mudança de comportamento por parte dos alunos, pois eles começaram a se mostrar mais interessados nas aulas de química. Isso se deve ao fato da metodologia baseada na contextualização despertar curiosidade e anseio em saber mais sobre o assunto. O sucesso da contextualização é fruto de como as aulas são planejadas, quais recursos são utilizados, e como o professor executa esse planejamento. Para isso, leva-se tempo para arquitetar melhores formas de ministração das aulas, e também de como alçar os objetivos. Além disso, o professor deve modificar ou replanejar a metodologia utilizada, assim que perceber que os alunos por alguma razão, continuam desmotivados e desinteressados.
Publicação:Não Autorizado
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet.