Ano | 2015 |
---|---|
Curso: | Química Licenciatura |
Título: | Chás: uma proposta para contextualização do ensino de química orgânica na educação de jovens e adultos |
Autor: | Dourado, Alinne Alves |
Orientador: | Fernandes, Adriana dos Santos |
Assuntos: | Ensino de química - Ensino médio |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo contextualizar o ensino de química
orgânica, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, por meio da temática
“Chás”. A EJA é uma modalidade de ensino que precisa de atenção com relação ao
tipo de metodologia adotada nas aulas, principalmente quando se diz respeito ao
ensino de química. A desmotivação e a falta de estímulo dos estudantes, aliada a
não compreensão da química com o seu cotidiano, tem sido fatores que tem
provocado um distanciamento entre ensino e a aprendizagem na EJA. Desta forma,
inserir temas que proporcionem contextualização, que desperte a curiosidade e a
investigação nas aulas de química, pode ser uma alternativa para superar essa
realidade. A partir disso, buscaram-se dar sentido às aulas de química orgânica
através da temática “chás”, reforçando o planejamento das aulas baseadas na
contextualização. Com a realização deste trabalho, percebeu-se mudança de
comportamento por parte dos alunos, pois eles começaram a se mostrar mais
interessados nas aulas de química. Isso se deve ao fato da metodologia baseada na
contextualização despertar curiosidade e anseio em saber mais sobre o assunto. O
sucesso da contextualização é fruto de como as aulas são planejadas, quais
recursos são utilizados, e como o professor executa esse planejamento. Para isso,
leva-se tempo para arquitetar melhores formas de ministração das aulas, e também
de como alçar os objetivos. Além disso, o professor deve modificar ou replanejar a
metodologia utilizada, assim que perceber que os alunos por alguma razão,
continuam desmotivados e desinteressados. |
Publicação: | Não Autorizado |
A visualização do texto completo, quando não autorizado, será possível somente na biblioteca do ccet. |