Ano2015
Curso:Química Licenciatura
Título:A dialogicidade e os três níveis do conhecimento como subsídio para compreensão do processo de ensino-aprendizagem por meio de experimentos e simulações
Autor:Silva, Andressa Gabrielle Santos
Orientador:Lacerda, Nília Oliveira Santos
Assuntos:Ensino de química - Ensino médio
Resumo:
Neste trabalho foi realizada uma pesquisa sobre experimentação e simulaçãocom uso de software: um estudo utilizando a dialogicidade por meio dos três níveisdo conhecimento na disciplina de Química Fundamental II do curso de QuímicaLicenciatura da Universidade Estadual de Goiás - Anápolis. A metodologia utilizadafoi estudo de caso, realizado com 23 alunos do 2° período em quatro aulasreferentes ao assunto de Cinética Química no período de 21 a 29 de setembro de2015. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação direta, anotações nocaderno de bordo, gravação do áudio das aulas e as atividades realizadas pelosalunos. A gravação do áudio e a observação das aulas foram devidamenteautorizadas pelos alunos e pela professora da disciplina através de um termo deautorização assinado por eles. As categorias de análise foram fundamentadas apartir da leitura de três obras de Freire articuladas com os três níveis doconhecimento, sendo eles: evidências sobre os aspectos macroscópicos; evidências sobre os aspectos representacionais e evidências sobre os aspectossubmicroscópicos. No decorrer das aulas acompanhadas para o desenvolvimento doestudo de caso a professora propôs que os licenciandos realizassem algumasatividades direcionadas através de questionamentos dela sobre o conteúdo deCinética Química abordado nas aulas. As atividades realizadas pelos 23 alunosforam posteriormente analisadas através das categorias citadas acima para conclusão da pesquisa. De acordo com a interpretação dos dados da pesquisa,percebeu-se que o método utilizado nas quatro aulas não foi tão eficaz quanto oesperado, pois o tempo de realização das duas estratégias: experimentação esimulação foi muito pequeno. Os alunos não tiveram tempo de assimilar tantasinformações obtidas em quatro aulas ministradas num dia só. Talvez com um tempomaior para assimilação das informações mais alunos poderiam ter tido um melhordesempenho.
Publicação:Autorizado
Arquivo:MONOGRAFIA Andressa Gabrielle Santos Silva.pdf


Copyright ©2017 - Biblioteca do CCET - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Núcleo de Tecnologia da Informação do CCET - UEG